Consumo excessivo de carne relacionado ao impacto ambiental é tema de pesquisa da FSP-USP

Uma pesquisa da USP estudou a tendência de consumo individual de carne em São Paulo e as relações entre o consumo de carne, qualidade da dieta e impacto ambiental. O apresentador e jornalista José Luiz Menegatti conversou com a autora dessa dissertação de mestrado da Faculdade de Saúde Pública da USP, a nutricionista Aline Martins de Carvalho. Ouça a entrevista. 

FONTE: Jovem Pan Online 

Jornal da Cultura

Assista, a partir do minuto 2, a entrevista concedida por Aline Martins de Carvalho ao Jornal da Cultura.

Repórter Brasil Online

Alunos da Faculdade de Saúde Pública - USP e Aline Martins de Carvalho falam ao programa Repórter Brasil Online sobre o projeto Segunda Sem Carne na FSP e implicações do consumo excessivo de carne vermelha e processada: 

Ouça a entrevista concedida por Aline M. de Carvalho sobre o consumo de carne em SP 

I Seminário Estadual da Rede-SANS  

O SSC na FSP esteve presente no I Seminário Estadual da Rede-SANS - Desafios e estratégias para a promoção da alimentação saudável, adequada e solidária no Estado de São Paulo, cujo um dos temas abordados foi produção de alimentos e sustentabilidade. Neste evento, que ocorreu nos últimos dias 8 a 10 de agosto, realizamos contato com um representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcelo Laurino, fiscal federal do MAPA, e divulgamos a iniciativa do SSC na FSP, além de discutir a produção e o consumo adequados de carne.

Consumo de carne X Risco de câncer colorretal

"Alguns fatores de risco podem estar associados ao desenvolvimento de doenças crônicas, dentre eles destacam-se a alimentação, estilo de vida, tabagismo, obesidade, dentre outros. Uma vez que os fatores de risco são identificados e controlados, a saúde e a qualidade de vida podem ser beneficiadas. (...)". Continue lendo. 

Fonte: Nutrição em Pauta

SSC na FSP na revista Vida e Saúde

Leia a reportagem  feita com Aline Martins de Carvalho sobre o projeto "SSC na FSP" para a revista 'Vida e Saúde'. 

Seminário Ambiente, Saúde & Sustentabilidade

4 e 5 de junho na Faculdade de Saúde Pública da USP 

Veja AQUI a programação completa.

Estudo aponta relação entre câncer de intestino e o consumo de carne vermelha 

"O consumo excessivo de carne vermelha é apontado como fator de risco para vários tumores, mas no caso do câncer de intestino grosso, que já é um dos mais frequentes entre os paulistanos, essa relação se torna mais evidente. É o que mostra uma revisão de seis estudos científicos que será apresentada em junho no congresso da Sociedade Americana de Câncer, nos EUA, sob o comando de Alexandra Paola Zandonai, especialista em enfermagem oncológica pela Universidade de São Paulo (USP)... " Continue lendo.

Fonte: UOL Notícias - Saúde 

 

Jornal do Campus USP - Projeto Segunda-Feira sem Carne na FSP" tem mais de 90% de aprovação

O projeto Segunda-feira Sem Carne (SSC) na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP teve, em sua primeira edição, realizada em março, 93% de avaliações que o consideraram uma boa iniciativa. Mais de 150 alunos, funcionários e professores responderam ao questionário de avaliação aplicado pela equipe responsável pelo projeto.(...) Continue lendo

O Globo: Aline M. Carvalho fala em matéria sobre o consumo de carne vermelha

 Imagem: O Globo - Saúde

"A forma de preparo, inclusive, merece maior atenção, independentemente do tipo de proteína animal escolhida. O contato da carne com a grelha é o que forma as aminas heterocíclicas, resíduos escuros que se fixam no local de contato. Uma forma de evitar isso é marinar o alimento, deixando-o de molho no limão, ou cozinhá-lo, indica a nutricionista Aline Carvalho, especialista em carnes da Faculdade de Saúde Pública, USP."


Aline Martins de Carvalho concede entrevistas a rádios. Ouça!

Rádio Estadão (em 19/03/2012) 

Rádio Estadão.wma Rádio Estadão.wma
Tamanho : 1847,624 Kb
Tipo : wma

  Rádio Novo Tempo (em 20/03/2012) 

Rádio Novo Tempo.mp3 Rádio Novo Tempo.mp3
Tamanho : 9841,125 Kb
Tipo : mp3

Uma dieta rica em carne vermelha pode diminuir a expectativa de vida segundo pesquisadores da Harvard Medical School 

O estudo publicado no Archives of Internal Medicine concluiu que o consumo de carne vermelha está associado ao risco aumentado de morte por doenças cardiovasculares e câncer. A substituição dessa por outras fontes de proteína, por sua vez, está associada a um menor risco.

Leia a matéria:

Acesse o artigo em nossa página: "Artigos"

                 Imagem: http://www.bbc.co.uk 

"Secretário do Verde e do Meio Ambiente de SP conhece e parabeniza o projeto Segunda Sem Carne na FSP" 

Aline M. de Carvalho e Dr. Eduardo Jorge 

O Secretário do Verde e do Meio Ambiente do município de São Paulo, Dr. Eduardo Jorge M. Alves Sobrinho, esteve na FSP no dia 5 de março para participar da aula inaugural da pós-graduação 2012. Na oportunidade, tomou conhecimento do projeto e parabenizou Aline M. de Carvalho e equipe pela iniciativa.

Lançamento oficial do Projeto na FSP 

O projeto 'Segunda Sem Carne na FSP' foi lançado oficialmente durante semana de recepção dos calouros 2012, no auditório João Yunes.

Aline M. de Carvalho apresentou os principais pontos do projeto à comunidade FSP.  Ao final, os espectadores puderam colocar suas dúvidas e comentários. Participaram do evento alunos e funcionários da faculdade.

Escolas municipais de São Paulo introduzem refeições sem carne na merenda 

 Imagem: www.segundasemcarne.com.br

         "Após quase dois anos de estudos e conversas, entrou em vigor em novembro, na rede pública de ensino de São Paulo, um programa que incluirá merendas escolares mais saudáveis: a cada 15 dias, os alunos terão a oportunidade de fazer refeições sem carne e sem prejuízo nutricional... " Leia mais


Release produzido pela SVB em novembro de 2011

FONTE: www.segundasemcarne.com.br


Cadastre-se e receba o cardápio e outras novidades!

Cardápio
26/11
 

Em breve!